Projeto de Vida
Midiateca Telecurso
Parede da Memória, 1994/2015 - Instalação patuás em manta acrílica e tecido costurados com linha e algodão, fotocópia sobre papel e aquarela.
8 x 8 x 3 cm
São Paulo, Brasil, 1967. A artista vive e trabalha em São Paulo.
Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em Gravura pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália. Como artista vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo e das marcas deixadas pela escravidão.
Rosana Paulino | Designed by: Theme Freesia | WordPress | © Copyright All right reserved
Discurso de ódio e redes sociais
O que você faz para construir a paz nas escolas?
Quando nos deparamos com os recentes atentados violentos às escolas, é inevitável uma dor atravessar o nosso peito. Por mais que o momento seja difícil, precisamos falar sobre como promover uma cultura de paz nas escolas. É urgente ampliarmos o debate sobre saúde mental, diversidade e a importância do acolhimento de crianças e adolescentes.
É possível separar a violência que se vê, daquela se vive? Nesse sentido, a infância brasileira é um desafio por si só: garantir os direitos das crianças e adolescentes num país cujos níveis de desigualdade e violência crescem tem exigido esforço coletivo de família, escola, políticas públicas e seus articuladores e ativistas.
enfrentamento da violência e do bullying nas escolas
Neste episódio, você vai conhecer as professoras Ione, Jô e Nelice por meio do trabalho que elas desenvolvem para promover a paz, a tolerância e um processo de ensino e aprendizagem pacífico em suas turmas.
Os ataques recentes a escolas no país trazem uma série de reflexões e impõem um esforço coletivo, de todos os setores da sociedade, na promoção de ações que reafirmem o caráter protetivo destes espaços para crianças, adolescentes e jovens.
Trecho 24’51” a 27’50” | 3o episódio: sua escolha profissional é fruto de alguma inspiração? Família, amigos e professores são, para muitos jovens, as verdadeiras inspirações da vida real.
Atividade 51 - Histórias mudam histórias
Objeto de aprendizagem (OBAX51.2)
Página 250
Quadro “minuto Projeto de Vida” (de 17’30” a 22’24”): depoimentos sobre escolha e mudanças de carreira/profissão.
Atividade 37 - Caminhos para o futuro
Objeto de aprendizagem (OBAX37.1)
Página 186
Atividade 3 - Medo de sobrar, medo de sonhar
Objeto de aprendizagem (OBAX3.1)
Página 37
Documentário feito em parceria com o SESC e baseado na programação do Seminário “Jovens e Trabalho”, que ocorreu em setembro de 2017 no SESC Bom Retiro. O filme apresenta relatos de jovens e adultos da periferia de São Paulo, compartilhando sua trajetória de descoberta, aprendizado e entendimento do que é trabalho e suas possibilidades de realização pessoal.
Atividade 6 - Cuca legal
Objeto de aprendizagem (OBAX6.2)
Página 49
A nossa saúde tem várias dimensões: estar bem fisicamente é apenas uma parte do todo – Para nossa Saúde global estar bem cuidada precisamos também poder avaliar nossa saúde emocional e a saúde social, isto é: como estamos no ambiente de convívio com outros e ainda nossa satisfação de sermos quem somos.
Atividade 7 - #somosnossashistorias
Objeto de aprendizagem (OBAX7.2)
Página 52
Este vídeo refere-se a exposição de Rosana Paulino na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, 2018/2019. Rosana Paulino é natural de São Paulo. Bacharel e doutora pela USP, cursou especialização na London Print Studio, em Londres, e pós-doutorado no CEART/ UDESC.
Atividade 8 - O Brasil é um país racista?
Objeto de aprendizagem (OBX8.1)
Página 57
O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão, em 1888. Mas mesmo livres, um milhão e meio de pessoas negras foram colocados na sociedade brasileira sem nenhum suporte. E por conta dessa herança histórica vinda de centenas de anos de escravidão é que nasce o que chamamos de racismo estrutural.
Atividade 25 - Vamos falar de direitos humanos?
Objeto de aprendizagem (OBAX25.1)
Página 130
Para Helena Silvestre, militante em São Paulo do movimento Luta Popular e editora da revista feminista Amazonas, a garantia desses direitos ainda não é pra todo mundo. Ao mesmo tempo, enquanto seguem nos desumanizando, continuamos na luta por esse reconhecimento e equiparação.
Atividade 12 - O consumo consciente não vai salvar o mundo
Objeto de aprendizagem (OBAX12.1)
Página 73
Se foi o consumo que nos colocou onde estamos, não é através dele que sairemos. Uma reflexão sobre a indústria da moda, a destruição do meio ambiente e exploração de mão-de-obra.
Atividade 13 -Meu lugar no mundo
Objeto de aprendizagem (OBAX13.1)
Página 78
Provided to YouTube by WM Brazil
Aqui e agora · Gilberto Gil
Refavela
℗ 1977 Warner Music Brasil Ltda.
Producer: Roberto Santana
Composer: Gilberto Gil
Atividade 13 -Meu lugar no mundo
Objeto de aprendizagem (OBAX13.1)
Página 78
Aqui e Agora
Gilberto Gil
Gilberto Gil
O melhor lugar do mundo
É aqui e agora
O melhor lugar do mundo
É aqui e agora
Aqui onde indefinido
Agora que é quase quando
Quando ser leve ou pesado
Deixa de fazer sentido
Aqui de onde o olho mira
Agora que ouvido escuta
O tempo que a voz não fala
Mas que o coração tributa
O melhor lugar do mundo
É aqui e agora
O melhor lugar do mundo
É aqui e agora
Aqui onde a cor é clara
Agora que é tudo escuro
Viver em Guadalajara
Dentro de um figo maduro
Aqui longe em nova deli
Agora sete, oito ou nove
Sentir é questão de pele
Amor é tudo que move
O melhor lugar do mundo
É aqui e agora
O melhor lugar do mundo
É aqui e agora
Aqui perto passa um rio
Agora eu vi um lagarto
Morrer deve ser tão frio
Quanto na hora do parto
Aqui fora de perigo
Agora dentro de instantes
Depois de tudo que eu digo
Muito embora muito antes
O melhor lugar do mundo é aqui
Composição: Gilberto Gil.
Atividade 14 -Espaços
Objeto de aprendizagem (OBAX14.1)
Página 82
Os episódios da série Heróis de Todo Mundo resgatam a história e a contribuição dos heróis do povo para a cultura afro-brasileira.
Atividade 14 -Espaços
Objeto de aprendizagem (OBAX14.2)
Página 82
Conceito de espaço geográfico.
Atividade 15 -Escutar a si e ao território
Objeto de aprendizagem (OBAX15.1)
Página 86
Tássia Reis é cantora e compositora. Nascida e criada em Jacareí, interior de São Paulo, conta sua trajetória artística que envolveu dança e faculdade de moda num primeiro momento até se encontrar na música, onde, brincando de rimar com as amigas, Tássia viu a possibilidade de transformar seus versos de poesia em canção.
Atividade 16 - Pobreza e desigualdade
Objeto de aprendizagem (OBAX16.1)
Página 91
ODS 1 - Erradicação da Pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
#minutoods #socioambientalonline #ods #ods1
Criada pela Casa Sueli Carneiro, a série mostra 10 jovens dialogando sobre suas perspectivas e esperanças na política, falando de diversos temas do cotidiano em cinco episódios: Educação e Cultura; Meu Primeiro Voto; Saúde e Alimentação; Meio Ambiente; Futuros Possíveis.
Atividade 18 - Água de plantar
Objeto de aprendizagem (OBAX18.1)
Página 101
Dando sequência à série especial do IBGE Explica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), este vídeo trata sobre o Objetivo 6: “Água limpa e saneamento”.
Atividade 19 - Lugares que contam histórias
Objeto de aprendizagem (OBAX19.1)
Página 104
Documentário produzido no âmbito da 6a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa pelos/as estudantes Bruna Santos Vitalino Almeida, Francisco André Silva de Moura e Lucas Cauã de Lima da Silva, da EEM Barão de Aracati, Aracati (CE), sob a orientação do professor Francisco Márcio Pereira da Silva. O tema do documentário é “O lugar onde vivo”.
Atividade 20 - A história que a história não conta
Objeto de aprendizagem (OBAX20.1)
Página 108
Série de interprogramas que apresentam verdadeiros heróis e heroínas que fizeram a diferença na História do Brasil, mas que ninguém sabe que são negras. Na série, suas histórias e trajetórias são apresentadas e representadas por personalidades que tiveram, de algum modo, sua vida e atividade profissional influenciada por esses heróis.
Atividade 21 - Comunicação e tecnologia
Objeto de aprendizagem (OBAX21.1)
Página 113
A jovem Clarysse, moradora da Mangueira, no Rio de Janeiro, sonha em se tornar uma musicista. Com a ajuda dos cursos de tecnologia da Recode, e das aulas de música da Associação Prover, esse desejo pode estar cada vez mais perto de virar realidade.
Atividade 21 - Comunicação e tecnologia
Objeto de aprendizagem (OBAX21.1)
Página 113
Uma grande determinação e o aprendizado em tecnologia trouxeram uma transformação na vida do jovem Raphael Silva, 23 anos, morador de Costa Barros, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Atividade 22 - Inovações no meu lugar
Objeto de aprendizagem (OBAX22.2)
Página 117
Para atender a demanda de produtores locais, o SENAI desenvolveu um sistema inovador de processamento da macadâmia. No novo sistema, o processamento é automatizado, o que gera uma produtividade muito maior.
Atividade 22 - Inovações no meu lugar
Objeto de aprendizagem (OBAX22.3)
Página 117
Num país que tem 40 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, é fundamental que a indústria desenvolva produtos específicos para esse público. Foi o que fizeram os/as estudantes da Escola SENAI Celso Charuri, em Sumaré/SP: desenvolveram um produto que permite às pessoas surdas e ensurdecidas sentir os sons por meio de vibrações, melhorando sua segurança e também sua qualidade de vida.
Atividade 24 - Como o meu consumo impacta o mundo?
Objeto de aprendizagem (OBAX24.1)
Página 125
A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido.
Atividade 24 - Como o meu consumo impacta o mundo?
Objeto de aprendizagem (OBAX24.2)
Página 125
A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido.
Atividade 25 - Vamos falar de Direitos Humanos?
Objeto de aprendizagem (OBAX25.1)
Página 130
Moradora do Complexo do Alemão, Lana de Souza faz parte do Coletivo Papo Reto – que pauta principalmente uma política de segurança pública a partir da favela.
Atividade 25 - Vamos falar de Direitos Humanos?
Objeto de aprendizagem (OBAX25.1)
Página 130
A vivência de Roger Beat Jesus no Capão Redondo (zona Sul de São Paulo) mostra que a compreensão sobre Direitos Humanos acontece geralmente quando percebemos que esses direitos foram violados.
Atividade 25 - Vamos falar de Direitos Humanos?
Objeto de aprendizagem (OBAX25.1)
Página 130
Semayat Oliveira não consegue enxergar garantia dos Direitos Humanos desvinculada de quem depositou energia e deu sangue por uma vida melhor.
Atividade 25 - Vamos falar de Direitos Humanos?
Objeto de aprendizagem (OBAX25.1)
Página 130
Para a psicóloga Elânia Francisca, moradora do Grajaú (Extremo Sul de São Paulo), o Sistema Único de Saúde (SUS) é um desses lugares em que alguns direitos são garantidos e outros são, ao mesmo tempo, negados. Mas nem por isso ela, que faz parte do grupo A Bordar e da Roda Terapêutica das Pretas, prega o fim da saúde pública - como vemos constantemente por aí. Pelo contrário: é preciso continuar lutado.
Atividade 26 - Eu tenho direito à cidade
Objeto de aprendizagem (OABX26.2)
Página 140
O Estatuto da Juventude é uma declaração de direitos da população jovem, que hoje alcança cerca de 51 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos, o maior número de jovens registrado na História do Brasil.
Atividade 27 - Organização e planejamento financeiro
Objeto de aprendizagem (OBAX27)
Página 143
Como se organizar com pouco dinheiro? – Canal Nath Finanças.
Atividade 29 - A Revolta da Vacina
Objeto de aprendizagem (OBAX29.3)
Página 152
O movimento antivacinas surgiu com base em estudos falsos e alegações sem base científica. Ainda assim, “contaminou” muitas pessoas. As consequências podem ser fatais. O que dizem os especialistas da área de saúde a respeito desse fenômeno? É isso que o Projeto MEME vai investigar.
Atividade 34 - O que sei e saberei
Objeto de aprendizagem (OBAX34.1)
Página 173
No programa, vemos Daniel, estudante da graduação em design, com ênfase em moda, na Faculdade SENAI CETIQT do RJ. Em Feira de Santana, na Bahia, conhecemos também Cindy Emily, que estuda na Escola SESI.
Atividade 28 - O futuro do trabalho e das profissões
Objeto de aprendizagem (OBAX28.1)
Página 146
Entender as mudanças em curso no mercado de trabalho global pode ajudar jovens a se preparar para o pós-pandemia. Neste vídeo, a repórter Paula Adamo Idoeta explica como a crise econômica atual afeta desproporcionalmente mais a juventude e como governos, empresas e eles próprios podem tomar medidas que ajudem a mitigar esses efeitos.
Atividade 29 - A Reveolta da Vacina
Objeto de aprendizagem (OBAX29.2)
Página 151
Médico, bacteriologista, epidemiologista. Como sanitarista, ajudou a eliminar a varíola e as epidemias de febre amarela.
Atividade 37 - Caminhos para o futuro
Objeto de aprendizagem (OBAX37.2)
Página 187
Flávia Oliveira conversa com a publicitária Sandra Chemin sobre novos cenários profissionais e portfólio de carreiras.
Atividade 38 - O segredo da meritocracia
Objeto de aprendizagem (OBAX38.2)
Página 190
Por meio de um simples jogo é possível perceber que a desigualdade racial é uma desvantagem em todos os aspectos da vida dxs negrxs. A ID_BR apresenta o Jogo do Privilégio Branco. Enquanto a cor da pele for privilégio de uns e problema para outros, será nosso dever transformar igualdade em realidade.
Atividade 39 - Juventude e trabalho
Objeto de aprendizagem (OBAX39.1)
Página 194
Das agências de emprego aos portais de recrutamento e seleção. O que mudou, melhorou e regrediu no cotidiano do jovem periférico que está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho? A reportagem do Desenrola produzida pelas jornalistas Thais Siqueira e Evelyn Vilhena apresenta olhares de personagens que viveram esse processo em épocas diferentes, mas enfrentaram desafios semelhantes.
Atividade 41 - O SUS é nosso!
Objeto de aprendizagem (OBAX41.1)
Página 203
Este vídeo foi produzido pelo CIAR/UFG como ferramenta de apoio pedagógico ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância, do Instituto de Ciências Biológicas da UFG.
Atividade 42 - Saúde das emoções
Objeto de aprendizagem (OBAX42.3)
Página 209
Um youtuber da escola começa a gravar os amigos da turma de Thainá e Kauã com um celular e fica apontando coisas que ele julga ser um defeito. O menino começa a ser rejeitado pela turma e Thainá decide conversar com ele e aponta que o respeito entre as diversas personalidades e gostos dos membros do grupo deve ser algo a ser celebrado e valorizado.
Atividade 43 - Seja o que quiser ser
Objeto de aprendizagem (OBAX43.1)
Página 212
Essa é a releitura do hit “Batuk Freak", música tema da novela Malhação (Viva a Diferença) produzida pelo Tropkillaz e com o colorido da guitarra do Gee (NX Zero). Essa versão atualizada traz a textura e sonoridade do som que Karol Conka faz hoje.
Produzido por: Tropkillaz Gravado e mixado por: David Corcos
Guitarras: Gee Rocha
Vocais: Karol Conka.
Atividade 44 - Juventudes rurais
Objeto de aprendizagem (OBAX44.2)
Página 215
A zona rural do Brasil ainda caminha sob um olhar de preconceito com quem vive nela; os jovens tentam desmistificar essa faceta social, mostrando que a juventude do campo é cada vez mais atuante. Em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, ouvimos aqueles que ainda lutam para viver da agricultura e defendem seu meio de vida.
Atividade 45 - Internet das Coisas
Objeto de aprendizagem (OBAX45.1)
Página 219
Nesse episódio, Isa fala sobre a Internet das Coisas e como está começando essa revolução, que conecta cada vez mais as pessoas com a cidade.
Atividade 45 - Internet das Coisas
Objeto de aprendizagem (OBAX45.2)
Página 220
A Internet das Coisas é um conceito tecnológico em que todos os objetos e utensílios do nosso dia a dia se mantêm conectados à internet. E ela está cada vez mais presente nas nossas vidas. A previsão do mercado brasileiro é chegar em 2020 com bilhões de dispositivos conectados.
Atividade 46 - Privacidade e exposição na internet
Objeto de aprendizagem (OBAX46.1)
Página 224
Chris recebe um “nude” de uma amiga que está sendo viralizado entre os/as estudantes da sua escola, disparado de um celular da amiga que havia sido roubado. Assustada com a repercussão, Chris resolve iniciar uma campanha on-line contra o sexting e mobiliza a comunidade escolar em torno do tema.
Atividade 46 - Privacidade e exposição na internet
Objeto de aprendizagem (OBAX46.2)
Página 225
Pode parecer contraintuitivo pensar isso, mas existe um motivo do porquê você deveria se expor na internet para garantir sua privacidade; ou pelo menos uma parte dela.
Atividade 48 - Tecnologia e meio ambiente
Objeto de aprendizagem (OBAX48.2)
Página 234
O episódio apresenta a ideia de eficiência energética por meio das diferentes formas e fontes de energia, entre elas o uso de bicicleta, que converte pedaladas em energia elétrica limpa.
Atividade 49 - Planejando meus estudos
Objeto de aprendizagem (OBAX49.2)
Página 241
No vídeo de hoje eu vou contar pra vocês Dicas práticas de estudo pro enem, escola e vestibular!! Espero muito que vocês gostem!
Atividade 52 - O que eu gostaria de ser?
Objeto de aprendizagem (OBAX52.1)
Página 254
O trabalho e as profissões, desde muito cedo, fazem parte do universo de questões que habitam o nosso imaginário. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?” é muito comumente dirigida às crianças por parte dos adultos. Na juventude, para muitos, o mundo do trabalho e a escolha profissional constituem desafios mais concretos.
Atividade 53 - Futuro saudável
Objeto de aprendizagem (OBAX53.1)
Página 258
No Brasil, uma em cada quatro crianças são obesas. As pesquisadoras Elizabeth Fujimori, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), Maria Paula de Albuquerque e Ana Lydia Sawaya do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) comentam o impacto da má alimentação e o excesso de peso na saúde de crianças e adolescentes, que registram níveis elevados de hipertensão, colesterol total e sedentarismo, antes encontrados apenas em adultos.
Atividade 54 - Qualidade de vida do trabalhador
Objeto de aprendizagem (OBAX54)
Página 262
Qualidade de vida é fundamental para um dia a dia saudável. No trabalho ou no lar, questões como alimentação balanceada e prática de atividades físicas são indispensáveis para o bem-estar. Almanaque Saúde discute esses temas em meio a reportagens, conversas com especialistas e quadros informativos.
Atividade 55 - Mobilização social e projetos de futuro
Objeto de aprendizagem (OBAX55.1)
Página 266
A importância da mobilização da juventude negra não apenas contra o processo de violência, mas para a conquista de espaços e direitos.
Atividade 56 - Os tempos mudaram. Os indígenas também
Objeto de aprendizagem (OBAX56.1)
Página 271
Os tempos mudaram. Os índios também. Mas eles continuam lutando pelo direito de ser índio. Se você não é mais igual ao seu tataravô, por que os índios também não podem mudar? Incorporar hábitos considerados de “homem branco”, como usar roupas ou tecnologia, não faz do índio menos índio. Eles continuam lutando para manter sua identidade e cultura indígenas.
Atividade 56 - Os tempos mudaram. Os indígenas também
Objeto de aprendizagem (OBAX56.1)
Página 271
A Universidade dos Indígenas EP 2 – trecho início até 4”21
Atividade 57 - Tecnologias para quê?
Objeto de aprendizagem (OBAX57.2)
Página 276
Vídeo: Evolução das tecnologias na educação.
Atividade 58 - Tem ciência na minha vida
Objeto de aprendizagem (OBAX58.1)
Página 279
Animação realizada pela USP que traz informações a respeito da importância da ciência para as nossas vidas.
Atividade 58 - Tem ciência na minha vida
Objeto de aprendizagem (OBAX58.3)
Página 280
Canal Futura | Vídeo da campanha publicitária “Perguntas”, veiculada pelo Canal Futura e seus parceiros. O filme mostra que “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”.
Atividade 59 - A moda é cuidar da natureza
Objeto de aprendizagem (OBAX59.1)
Página 284
Como reduzir impactos ambientais através da moda? Foi pensando nessa questão que surgiu a Cajuera, marca capixaba de roupas que, da etiqueta ao tecido, utiliza materiais biodegradáveis em suas produções.
Atividade 60 - Projeto de vida para quê?
Objeto de aprendizagem (OBAX60.2)
Página 289
Emicida - DVD "10 anos de Triunfo" - A Cada Vento part. Rael (Ao Vivo).
A Cada Vento participação especial Rael "DVD 10 anos de Triunfo” ao vivo, gravado dia 20/11/17 na Audio em São Paulo.
Atividade 36 - Minha atitude faz diferença
Objeto de aprendizagem (OBAX36.1)
Página 181
Além de ações governamentais como a redução de emissão de gases poluentes e o combate ao desmatamento, os cidadãos também podem contribuir para a preservação do meio ambiente. Conheça práticas sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia.